PROGRAMA
Disciplina: Teorias da opinião pública
Código: COS 04839
Carga horária semestral: 60 horas
Créditos: 04Ano/Semestre: 2006/2
Professora: Ruth Reis – ruthreis@oi.com.br
EMENTA: Opinião pública: raízes históricas do conceito. Tipo de comportamento coletivo. Multidão e massa. Conceituação de público e de opinião pública. Natureza, formação e conteúdo da opinião pública. Pesquisa de opinião pública.
OBJETIVOS: - Fornecer referências teóricas sobre o conceito de opinião pública; despertar a compreender os processos de constituição da opinião pública, mediante as correlações existentes entre a formação da opinião pública e o campo da comunicação; oferecer uma noção geral dos métodos de aferição e interpretação da opinião pública, bem como capacitar para a tomada de decisão em relação a pesquisas de opinião.
METODOLOGIA: Os conteúdos serão divididos em três módulos, que serão explorados por meio de aulas expositivas, debates em sala de aula, trabalhos de grupo incluindo apresentação de seminários e palestras com especialistas.
UNIDADE I – conceitos e história - Idéias fundamentais que constituem o conceito de opinião públicaRousseau e o contrato social; Kant e a comunidade de cidadãos; Hegel, a opinião e o saber dialético; Tarde e as massas; Adorno e a indústria cultural; Habermas e a teoria dos atos comunicativos; Negri e as multidões.
UNIDADE II - Formação da opinião pública, o campo da comunicação e sua conexão com outros campos sociaisAs mídias e a constituição da esfera pública; linguagens e agentes do processo de construção da opinião: a força e os rituais do jornalismo e da propaganda; o problema do controle dos meios de comunicação; comunicação e política moderna e contemporânea; opinião e mercado.
UNIDADE III – A aferição da opinião: métodos e agentesMétodos e processos de aferição da opinião pública: noções gerais sobre pesquisa qualitativa, pesquisa quantitativa e métodos de aplicação e interpretação de pesquisas.
AVALIAÇÃO – Prova, elaboração e apresentação de seminários, exercícios.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ADORNO, Theodor, A indústria cultural in Cohn, Gabriel, Comunicação e Indústria cultural, São Paulo, editora Nacional, 1978AUGRAS, Monique, Opinião pública, teoria e pesquisa, 4 ed, Petrópolis-RJ : Vozes
BAVARESCO, Agemir, Fenomenologia da opinião pública, a teoria hegeliana, São Paulo, Edições Loyola, 2003
TARDE, Gabriel, A opinião e as massas, São Paulo : Martins Fontes, 1992Bobbio, Norbeto et al, (orgs), Opinião Pública, in Dicionário de Política, Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1993
HARDT, Michel e NEGRI, Antônio, Multidão, Guerra e Democracia na era do Império, Rio de Janeiro : Record, 2005
KANT, Immanuel, Resposta à pergunta: o que é o iluminismo, in A paz perpétua e outros opúsculos, Lisboa, Edições 70, 1990
KLEIN, Naomi, Sem logo, a tirania das marcas em um planeta vendido, 4 ed. Rio de Janeiro, Record, 2004
PINHEIRO, Roberto Meireles et al, Comportamento do Consumidor e pesquisa de mercado, 2 ed, Rio de Janeiro, editora FGV, 2005
MARCONI, Marina de Andrade, Lakatos, Eva Maria, Técnicas de Pesquisa, 5 ed, São Paulo : Atlas, 2002
RODRIGUES, Adriano Duarte, Estratégias de Comunicação, questão comunicacional e formas de sociabilidade, Lisboa : Editorial Presença, 1990
ROUSSEAU, Jean Jacques, Do pacto social, São Paulo, Editora Nova Cultural, 1999, Os Pensadores
THOMPSON, John B., A mídia e a modernidade, uma teoria social da mídia, Petrópolis-RJ : Vozes, 1998
RUBIM, Antônio Albino Canellas. Espetáculo, política e mídia. Texto apresentado no XI Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação realizado de 4 a 7 de junho de 2002
LIMA, Venicio A. de, Mídia teoria e política, São Paulo, Editora Perseu Abramo, 2004
ALMEIDA, Alberto Carlos, Como são feitas as pesquisas eleitorais e de opinião, 2 ed, Rio de Janeiro, editora FGV, 2003
HORKHEIMER, Max e ADORNO, Theodor W., O esclarecimento como mistificação das massas in Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos, Rio de Janeiro : Zahar, 1985.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
HABERMAS, Jürgen, Teoria de la acción comunicativa: complementos estudios prévios, Madrid, Edições Cátedra, 1989
HABERMAS, Jürgen, Teoria de la acción comunicativa: complementos estudios prévios, Madrid, Edições Cátedra, 1989
HORKHEIMER, Max e ADORNO, Theodor W., O esclarecimento como mistificação das massas in Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos, Rio de Janeiro : Zahar, 1985.
LAZARSFELD, Paul F., A opinião pública e a tradição clássica, in STEINBERG, Charles, Meios de Comunicação de Massa, 2 ed, São Paulo : Cultrix, 1972
BRIGS, Asa e BURKE, Peter, Uma história social da mídia, de Gutenberg à internet, Rio de Janeiro, Jorge Zahar editor, 2004.
Código: COS 04839
Carga horária semestral: 60 horas
Créditos: 04Ano/Semestre: 2006/2
Professora: Ruth Reis – ruthreis@oi.com.br
EMENTA: Opinião pública: raízes históricas do conceito. Tipo de comportamento coletivo. Multidão e massa. Conceituação de público e de opinião pública. Natureza, formação e conteúdo da opinião pública. Pesquisa de opinião pública.
OBJETIVOS: - Fornecer referências teóricas sobre o conceito de opinião pública; despertar a compreender os processos de constituição da opinião pública, mediante as correlações existentes entre a formação da opinião pública e o campo da comunicação; oferecer uma noção geral dos métodos de aferição e interpretação da opinião pública, bem como capacitar para a tomada de decisão em relação a pesquisas de opinião.
METODOLOGIA: Os conteúdos serão divididos em três módulos, que serão explorados por meio de aulas expositivas, debates em sala de aula, trabalhos de grupo incluindo apresentação de seminários e palestras com especialistas.
UNIDADE I – conceitos e história - Idéias fundamentais que constituem o conceito de opinião públicaRousseau e o contrato social; Kant e a comunidade de cidadãos; Hegel, a opinião e o saber dialético; Tarde e as massas; Adorno e a indústria cultural; Habermas e a teoria dos atos comunicativos; Negri e as multidões.
UNIDADE II - Formação da opinião pública, o campo da comunicação e sua conexão com outros campos sociaisAs mídias e a constituição da esfera pública; linguagens e agentes do processo de construção da opinião: a força e os rituais do jornalismo e da propaganda; o problema do controle dos meios de comunicação; comunicação e política moderna e contemporânea; opinião e mercado.
UNIDADE III – A aferição da opinião: métodos e agentesMétodos e processos de aferição da opinião pública: noções gerais sobre pesquisa qualitativa, pesquisa quantitativa e métodos de aplicação e interpretação de pesquisas.
AVALIAÇÃO – Prova, elaboração e apresentação de seminários, exercícios.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ADORNO, Theodor, A indústria cultural in Cohn, Gabriel, Comunicação e Indústria cultural, São Paulo, editora Nacional, 1978AUGRAS, Monique, Opinião pública, teoria e pesquisa, 4 ed, Petrópolis-RJ : Vozes
BAVARESCO, Agemir, Fenomenologia da opinião pública, a teoria hegeliana, São Paulo, Edições Loyola, 2003
TARDE, Gabriel, A opinião e as massas, São Paulo : Martins Fontes, 1992Bobbio, Norbeto et al, (orgs), Opinião Pública, in Dicionário de Política, Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1993
HARDT, Michel e NEGRI, Antônio, Multidão, Guerra e Democracia na era do Império, Rio de Janeiro : Record, 2005
KANT, Immanuel, Resposta à pergunta: o que é o iluminismo, in A paz perpétua e outros opúsculos, Lisboa, Edições 70, 1990
KLEIN, Naomi, Sem logo, a tirania das marcas em um planeta vendido, 4 ed. Rio de Janeiro, Record, 2004
PINHEIRO, Roberto Meireles et al, Comportamento do Consumidor e pesquisa de mercado, 2 ed, Rio de Janeiro, editora FGV, 2005
MARCONI, Marina de Andrade, Lakatos, Eva Maria, Técnicas de Pesquisa, 5 ed, São Paulo : Atlas, 2002
RODRIGUES, Adriano Duarte, Estratégias de Comunicação, questão comunicacional e formas de sociabilidade, Lisboa : Editorial Presença, 1990
ROUSSEAU, Jean Jacques, Do pacto social, São Paulo, Editora Nova Cultural, 1999, Os Pensadores
THOMPSON, John B., A mídia e a modernidade, uma teoria social da mídia, Petrópolis-RJ : Vozes, 1998
RUBIM, Antônio Albino Canellas. Espetáculo, política e mídia. Texto apresentado no XI Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação realizado de 4 a 7 de junho de 2002
LIMA, Venicio A. de, Mídia teoria e política, São Paulo, Editora Perseu Abramo, 2004
ALMEIDA, Alberto Carlos, Como são feitas as pesquisas eleitorais e de opinião, 2 ed, Rio de Janeiro, editora FGV, 2003
HORKHEIMER, Max e ADORNO, Theodor W., O esclarecimento como mistificação das massas in Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos, Rio de Janeiro : Zahar, 1985.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
HABERMAS, Jürgen, Teoria de la acción comunicativa: complementos estudios prévios, Madrid, Edições Cátedra, 1989
HABERMAS, Jürgen, Teoria de la acción comunicativa: complementos estudios prévios, Madrid, Edições Cátedra, 1989
HORKHEIMER, Max e ADORNO, Theodor W., O esclarecimento como mistificação das massas in Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos, Rio de Janeiro : Zahar, 1985.
LAZARSFELD, Paul F., A opinião pública e a tradição clássica, in STEINBERG, Charles, Meios de Comunicação de Massa, 2 ed, São Paulo : Cultrix, 1972
BRIGS, Asa e BURKE, Peter, Uma história social da mídia, de Gutenberg à internet, Rio de Janeiro, Jorge Zahar editor, 2004.
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