As massas e a indústria cultural: mediações e críticas
As massas e a indústria cultural : mediações e críticas
Esquema aula 5 e 7 - 30/03 e 6/04
Indústria cultural
Precedentes:
Século XVIII – iluminismo – emergência da razão e das razões do mercado – separação sociedade civil (privado) e estado (público); constituição de esfera pública centrada como reguladora do poder estatal.
Século XIX – Desenvolvimento e amadurecimento do capitalismo, aumento da urbanização, assalariamento, constituição das massas;
crítica ao projeto iluminista, denúncia de que esclarecimento almejado pela burguesia com sua esfera pública estava revestido de contradições que o sabotavam e denunciavam seu caráter manipulador
Freud, Nietzche, Marx
Século XX – sociedade de massa, industrialização, técnica, guerras mundiais, fascismo, falência do discurso iluminista da razão esclarecida.
Massa:
Blumer, Herbert, A massa, o público e a opinião pública in Cohn, Gabriel, Comunicação e Indústria cultural, São Paulo, editora Nacional, 1978
(texto original publicado em 1946)
Grupo coletivo elementar e espontâneo, em muitos aspectos semelhantes à mutlidão, e diferentes em outros.
E representada por aqueles que participam de um comportamento único, sem estarem juntos.
- São anônimos originários de quais profissões, classes, vinculações culturais e níveis de renda, em existe pouca interação.
- Formada por indivíduos oriundos de formações culturais diferentes, mas estas não influem sobre o objeto de interesse.
- Indivíduos desvinculados e alienados; que não se comunicam uns com outros, exceto de forma limitada e imperfeita.
- Por sua situação de isolamento em relação aos demais induvíduos, tem possibilidade desenvolver sua autoconsciência e em lugar de agir em resposta ao estímulo de outros , reage em relação ao seu objeto de interesse imediato.
Origens das massas: migrações e distanciamentos de ambientes e culturas locais, jornais, filmes, rádio, educação
Comportamento pode ser de indiferença, mas também de ação, formando grandes movimentos motivados muitas vezes por simpatias ou aversões primitivas. Ex.: corrida pelo ouro, ocupações urbanas, etc
Indústria Cultural
Adorno, Theodor, A indústria cultural in Cohn, Gabriel, Comunicação e Indústria cultural, São Paulo, editora Nacional, 1978
Expressão cunhada por Theodor Adorno e Max Horkheimer
Indústria cultural diferente de cultura de massa
Dedica-se à produção de bens simbólicos (produtos) destinados ao consumo de massa.
Indústria = padronização +racionalidade técnica da distribuição + divisão do trabalho + compromisso com a circulação do capital, em especial o comércio
Técnica da indústria cultural diz respeito à distribuição e reprodução mecânica, permanecendo assim externa ao seu objeto.
Suas várias unidades formam um sistema que produzem de acordo com as regras do mercado capitalista, graças às técnicas atuais e à concentração econômica.
Força a união da arte superior e da arte inferior em prejuízo das duas. A 1 perde em estilo e qualidade e a segunda sofre uma domesticação que altera vsua natureza rude e resistente..
Consumidor não é o sujeito, mas o objeto da indústria cultural.
Mass media é termo inofensivo
As massas não são a medida, mas a ideologia da industria cultural.
As mercadorias da indústria cultural se orientam segundo o princípio da sua comercialização e não segundo o seu conteúdo e a sua figuração adequada.
A cultura torna-se esclerosada.
Produtos difundem futilidades e conformismo.
Para defensores indústria cultural fornece critérios para orientação dos homens num mundo pretensamente caótico (Guia dos perplexos). Para Adorno não são idéias relacionadas ao status-quo, que são aceitas passivamente.
Conformismo substitui a consciência, adultos são tratados como crianças.
Objetivo último da IC: dependência e servidão do homem.
Efeito de conjunto da IC: anti-iluminismo, engodo das massas, pois impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente.
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