Sunday, April 09, 2006

Conceitos, contexto e primeiras idéias sobre opinião pública; a redescoberta da Grécia clássica



Conceitos, contexto e primeiras idéias sobre opinião pública

Esquema aula 1 - 16/03


Rousseau e o contrato social / Kant, o iluminismo e a comunidade dos cidadãos.
Bobbio, Norbeto et al, (orgs), Opinião pública in Dicionário de Política, Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1993
Rousseau, Jean Jacques, Do pacto social, São Paulo, Editora Nova Cultural, 1999, Os Pensadores
Kant, Immanuel, resposta à pergunta: o que é o iluminismo, in A paz perpétua e outros opúsculos, Lisboa, Edições 70, 1990
Brigs, Asa e Burke, Peter, A mídia e a esfera pública no início da Europa moderna in uma história social da mídia, de Gutenberg à internet, Rio de Janeiro, Jorge Zahar editor, 2004.


Opinião pública

Conceito

Por formação não é privada e nasce do debate público
Por objeto a coisa pública

Expressa juízos de valor e não juízos de fato
Expressa atitude racional, crítica e bem informada

Público/político:
Pertence ao universo da política (polis)

Opinião pública é diferente de verdade
Opinião = doxa
Verdade = episteme
(visão platônica)

Historicamente é um fenômeno da época moderna
Sociedade civil diferente de estado

Coincide com a constituição do estado moderno que passa a ter o monopólio do poder e da força.

Cidadãos abdicam do uso da força, mas mantém o poder de julgar.
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Rousseau: (segunda metade do século XVIII – 1712-1778)
Contrato social = renúncia à natureza violenta

Juntar forças para adquirir uma força maior que opera em concerto
Contrato é tácito

Pessoa pública
Eu coletivo

Cada um coloca-se sob a direção suprema da vontade

Cria-se uma consciência coletiva e uma vontade geral indestrutível

Antigamente recebia o nome de cidade (polis)
E hoje o de república ou de corpo político que é chamado por seus integrantes de Estado
os associados a este contrato recebem o nome de povo quando participam da autoridade soberana e súditos quando submetidos à lei.

Para Rousseau a vontade geral é indestrutível e a liberdade é fundamento deste contrato. Liberdade institucional, submetida a uma ordem moral, pois a liberdade natural foi abandonada quando do ingresso na sociedade.

Kant (1724 a 1804)
Leitor de Rousseau

Iluminismo
Afirma que se encontra na idade do esclarecimento, mas que não se pode assegurar que se esteja no iluminismo

Iluminismo = Saída da menoridade

Atribui à falta de coragem e à preguiça (subjetivos) e à existência de tutores das grandes massas (causa instucional).

Não menciona o termo opinião pública, mas advoga o direito e necessidade de se estabelecer o princípio do uso público da razão para que se possa viver numa sociedade esclarecida

Escreve este texto pouco antes da revolução francesa (1789), e comenta que não acredita na revolução como fornecedora do esclarecimento. Derruba o governo, mas não muda o modo de pensar.

Ilustração exige liberdade

Uso público da razão – relaciona ao debate público sem que se adote uma atitude de recusa imediata às normas, mas que por meio do esclarecimento a sociedade se conduza num processo de mudança

Identifica a existência de uma esfera formadora de opinião e menciona a igreja como determinante das vontades e da tutela do povo.


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Liberdade de imprensa
Parlamento

Liberalismo:
Premissas: estado democrático, liberdade de expressão, primado da lei e livre concorrência.

Hegel:
Critica a opinião pública por refletir apenas um saber ordinário, apenas dos fenômenos, conjunto de modos de ver subjetivos, sem rigor científico.

Marx emendou que a ideologia e a falsa consciência mascaram interesses de uma classe que predomina no estado burguês.
Preconiza a desaparição da esfera privada e a fusão do homem com o cidadão.

Outros pensadores discutem a verdade da opinião pública e sua eficácia na constituição de uma sociedade autodeterminada

Opinião pública aparece depois como intermediária entre o parlamento

O século XX é o mais problemático para a idéia de constituição de uma opinião sustentada pela argumentação racional em virtude do agigantamento dos meios de comunicação.
O conceito de massa e de indústria cultural se faz presente de forma intensa.
Colocando em dúvida a visão kantiana do uso público da razão / diálogo do iluminista com sue público.


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