Sunday, April 09, 2006

Habermas, A mudança da esfera pública e a teoria dos atos comunicativos



Habermas, A mudança da esfera pública e a teoria dos atos comunicativos

Esquema aula 8
10-03-2006

Obras importantes sobre o tema:
Mudança Estrutural da Esfera Pública (1961)
Teoria da ação comunicativa (1981)

-critica o positivismo e a razão instrumental do capitalismo avançado
-busca novo entendimento da racionalidade que se materializa através da razão comunicativa

Ação comunicativa: Interação social em que os diversos atores são coordenados pela troca de atos comunicativos, fazendo para isso, uma utilização da linguagem orientada para o entendimento.

Das relações intersubjetivas se pode obter a universalização dos interesses num a discussão

A racionalidade torna-se fonte inspiradora das ações humanas, visando à emancipação do homem e um maior entendimento do mundo.

Linguagem é o destaque da sua teoria

Linguagem= tudo o que nos eleva acima da natureza; toda forma de comunicação

Paradigma da consciência ou do sujeito
Predomínio da relação sujeito-objeto

Conhecimento obtido pela racionalidade centrada no sujeito
Baseado em ações cognitivo-instrumental
Pensador solitário que conhece o mundo
Visando à operação lógica do conhecimento

Conhecimento de objetos e usa dominação
Reflexão sobre conhecimento e moralidade

Racionalidade unilateral e abstrata
Regras e normas que dominam e controlam
Razão instrumental


Paradigma da linguagem e da comunicação
Predomínio da relação sujeito-sujeito
Conhecimento obtido pela racionalidade centrada na comunicação
Baseado em ações comunicativas
Sujeito dialógico (intersubjetivo)
Visando ao entendimento entre os sujeitos

Predomínio da liberdade de expressão
Discurso mediado por saber falível
Atitude de reciprocidade
Promove um saber histórico dialético e contextualizado
Razão comunicativa


Fase 1- Mudança Estrutural da Esfera Pública (Habermas, 1984b, original, 1961), defende a tese de que a esfera pública no mundo burguês assume funções de propaganda, esvaziando-se de seus conteúdos políticos.

Fase 2 – Teoria da ação comunicativa (1981) Habermas revisa sua teoria sobre esfera pública
Agora é representativa de uma teia para a comunicação de conteúdos e tomadas de posição, de opiniões, que passam por um sistema de filtros, levando à cristalização em torno de alguns temas de uma opinião pública, operando sobre o entendimento genérico que se dá no nível da linguagem da práxis cotidiana.
Esta opinião pública não é a simples soma de opiniões individuais e, sim, opiniões constituídas através dos consensos alcançados por possibilidades reais de discussão de temas públicos


Mundo do sistema
Modos de produção e reprodução artificial

Estado/economia
Poder/dinheiro
Conhecimento voltado a interesses
Relação a fins
Ação instrumental ou estratégica – s-o
Êxito – domínio

mundo da vida
Modos de produção e reprodução simbólica
Experiência comunicativa intersubjetiva família, associações
Cultura, linguagem, verdades falíveis
Conhecimento tácito
Relação a meios e fins (sejam normas, fatos vivências)
Ação comunicativa s-s
Entendimento, liberdade, autonomia reflexiva

De onde então deve emergir esta “força” para introduzir na esfera pública da sociedade novas demandas?
Da sociedade civil; núcleo institucional é formado por associações e organizações livres, não estatais e não econômicas, as quais ancoram as estruturas de comunicação da esfera pública nos componentes sociais do mundo da vida.
O núcleo da sociedade civil forma uma espécie de associação que institucionaliza os discursos capazes de solucionar problemas, transformando-os em questões de interesse geral no quadro das esferas públicas.


Razão e racionalidade

Razão conceito amplo que enfatiza importância da linguagem

Racionalidade: uso da razão comunicativa – disposição por parte do falante e atuante de adquirir e utilizar um sabe falível a partir de condições de

Comunicação é mediada por atos de fala que dizem respeito a três mundos, correspondentes da ações diversas com validades diferentes:

Mundo objetivo das coisas
ação: as pessoas interagem num mundo objetivo, conhecido e partilhado

validade: Verdade das afirmações feitas pelos participantes do processo comunicativo

Mundo social das normas e instituições
Ação: as pessoas orientam-se segundo normas sociais já existentes previamente ou produzidas durante a interação que difne expectativas recíprocas de comportamento
Validade:
Correção e adequação às normas

Mundo subjetivo
Ação: as pessoas revelam algo de suas vivências, intenções, necessidades, temores, deixando transparecer sua interioridade.
Validade:Sinceridade na exposição dos sentimentos

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